A Secretária Executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio, realizou na tarde da última quarta-feira (16), uma visita à UNA-SUS UFAM. Na oportunidade, acompanhada pela Coordenadora da UNA-SUS UFAM, Cesla Souza, visitou o campus da Universidade Federal do Amazonas, onde conheceu a estrutura do Centro de Educação à Distância da UFAM (CED UFAM), local estratégico para o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão de EaD na universidade.
Em seguida, a Secretária visitou o Hospital Universitário Getúlio Vargas, para reunir-se com a equipe de Coordenadores da UNA-SUS UFAM, o Superintendente do Hospital, Juscimar Carneiro e o Reitor da UFAM, Sylvio Mario Puga Ferreira, no Centro de Saúde Digital HUGV-UFAM.
O propósito da visita foi de fortalecer a parceria e credenciamento da Universidade Federal do Amazonas para ofertar novas estratégias de formações em saúde EAD para profissionais de saúde. Em reunião, Fabiana deixou algumas provocações à equipe, “Trabalhamos com a tríade: ensino, serviço e comunidade, como a gente garante a sustentação da tríade através das tecnologias de comunicação? Como a gente olha para as situações emergentes do território?”.
Por fim, ressaltou a importância do 31° Encontro Nacional da Rede UNASUS, realizado em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas em setembro deste ano, sediado pela primeira vez no Norte do país, “quero deixar aqui meu reconhecimento, foi um encontro muito profícuo, com instituições fundamentais para o fortalecimento da educação online, fortalecimento da saúde digital, e demonstrou a capacidade instalada aqui em Manaus para contribuir com a formação do Sistema Único de Saúde, enfrentando os vazios de formação e os vazios assistenciais” afirmou Damásio.
Confira o vídeo: clique aqui
Sobre a UNA-SUS UFAM
O Curso De Especialização em Medicina de Família e Comunidade ofertado pela UNA-SUS/UFAM conta com 1.180 alunos matriculados e participando ativamente das aulas e atividades. "Na última avaliação de retenção, o índice de alunos que não desenvolvem as atividades foi baixo, inferior a 10%, o que representa um ganho para a instituição e o curso.
Também está em construção um novo curso, denominado “Segurança Alimentar em comunidades indígenas”, apresentado à Coordenadora de Telessaúde do Ministério da Saúde, Silvana Gomes Benzecry. A atividade deve ser ofertada em forma de curso de curta e média duração e será voltada aos profissionais de saúde que trabalham nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas.
Outra novidade é o novo Mestrado Profissional em Saúde Digital em construção com a participação de dois professores da UNA-SUS/UFAM. O mestrado fará parte dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas.