Começou, nesta terça-feira (17), o 31º Encontro Nacional da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). O evento, que acontece de forma híbrida, será realizado de 17 a 20 de setembro, em Manaus/AM. A organização é da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a SE/UNA-SUS. 

Clique aqui para assistir à abertura na íntegra.

Com o tema "Inovações tecnológicas na educação em saúde: transpondo barreiras para integralidade do cuidado em vazios assistenciais", o evento se destaca por sua pela programação diversificada. Entre as atividades, serão realizados talk-shows, oficinas, rodas de conversa, reunião de coordenadores e o lançamento do livro de Experiências Exitosas da Rede. 

A mesa de abertura contou com a presença da diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Lívia Mello; secretária executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio; coordenadora da UNA-SUS/UEA, Shirley Passos; coordenadora da UNA-SUS/UFAM, Celsa Souza; diretora do DGTES/SES-AM, Fabiana Gurgel; secretária executiva do COSEMS, Romina Brito; pró-reitora de pesquisa e pós graduação da UFAM, Adriana Malheiros e a coordenadora do Telessaúde/UEA, Adriana Távora.

A secretária executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio destacou que o encontro está sendo realizado no maior estado do Brasil, onde muitos municípios dependem do SUS. "Estar aqui é uma oportunidade interessante para conhecer as demandas de cada estado, de construir consensos e pactos para a educação de saúde para cumprir as políticas públicas", disse.

Para a professora Shirley Passos, este é um momento histórico, pois é a primeira vez que o Encontro da Rede UNA-SUS acontece no Amazonas. A coordenadora também destacou o cumprimento do desafio de construir um livro e a primeira mostra científica da UNA-SUS em menos de um ano. “O livro que é como uma coroação do ano: das pesquisas e das inovações da Rede. Estamos muito felizes de fazer parte desse movimento e deste momento”, reforçou.

O vazio assistencial do Norte do país foi abordado pela coordenadora da UNA-SUS/UFAM. “Esse local que em que estamos representa muito a característica do homem do Norte. Por isso, nosso evento é um divisor e mostrando algumas assistências que foram fornecidas dentro da nossa região”, afirmou Celsa.

A professora destacou ainda que, “o Amazonas é diferente porque as nossas estradas são rios, temos poucos municípios que conseguimos chegar por estrada. E,  assim como os rios, é muito mais difícil a gente chegar nesses locais para trazer tecnologia, inovação e educação permanente”, ressaltou.

 

A abertura do evento contou com o lançamento da publicação “Inovações tecnológicas em saúde: transpondo barreiras para integralidade do cuidado em vazios assistenciais”, pelo coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Luiz Ary Messina. São 19 capítulos, produzidos por membros de diferentes instituições que compõem a Rede UNA-SUS. 

Ao final, os participantes assistiram à apresentação de parte da orquestra sinfônica da UEA e do cantor Luciano Araújo.

Fonte: SE/UNA-SUS