Na manhã do dia 19 de setembro, foi realizada I Mostra Científica da Rede UNA-SUS, no terceiro dia de atividades do 31º Encontro Nacional da Rede. O evento aconteceu em Manaus/AM, de 17 a 20 de setembro. A atividade promoveu a troca de conhecimentos e experiências a partir de trabalhos produzidos na Rede.
Os seis melhores trabalhos eleitos foram apresentados e premiados. Segundo a pesquisadora da Fiocruz Brasília e coordenadora da Mostra, Kellen Gasque, a novidade foi necessária diante do volume de produção científica dos profissionais. “A Rede UNA-SUS é inovadora, tem trabalhadores altamente qualificados em todas as áreas, porém muitas vezes essa qualificação não é vista. Então, é ideia é melhorar a visibilidade desses trabalhos que são produzidos anualmente pela Rede”, disse. A pesquisadora apoia que esse modelo de discussão seja repetido nos próximos eventos, para promover a divulgação e ampliar o impacto das produções científicas na Rede.
Roda de conversa com gestores que aderiram ao PMMB acerca da Saúde Digital
Após a I Mostra Científica, aconteceu a roda de conversa com os gestores que aderiram ao Programa Mais Médicos para o Brasil acerca da Saúde. O diálogo contou com a mediação do coordenador de avaliação e monitoramento da SE/UNA-SUS, Alysson Lemos e participação de Shádia Hussami (SEMSA) e Erick Corrêa Mura (DSEI). O debate focou nos desafios de atender a população indígena em Manaus, provimento, retenção e na fixação dos médicos nesse território.
Vivências práticas do teleatendimento no contexto ribeirinho
O evento contou também com a atividade “Vivências práticas do teleatendimento no contexto ribeirinho”, apresentada por pela coordenadora de Telessaúde da UEA, Adriana Távora e pelo coordenador de Telessaúde do Hospital Universitário Getúlio Vargas da UFAM (HUGV/UFAM), Pedro Elias de Souza.
Na oportunidade, os presentes puderam aprofundar a discussão sobre a telessaúde voltada aos vazios assistenciais. Foi realizada uma demonstração de teleinterconsulta, com a participação do Dr. Manuel Grandal Martín (Ministério da Saúde/AECI/Reino da Espanha). Também foram apresentados três depoimentos de médicos do PMMB, egressos da Especialização oferecida pela UNA-SUS e que hoje atuam em três Distritos Sanitários Indígenas do Amazonas: DSEI Alto Rio Negro, DSEI Alto Rio Solimões e DSEI Manaus. Eles comentaram suas experiências sobre o trabalho em áreas remotas, suas dificuldades e sua relação com o curso.
Por fim, a mesa de encerramento contou com representantes de ambas as instituições anfitriãs e órgãos de educação e saúde do Amazonas que proferiram seu discurso de encerramento. A Diretora da Fiocruz Brasília e Secretária Executiva da UNA-SUS, Fabiana Damásio, enviou uma mensagem de despedida em vídeo transmitida para todos. Por fim, os participantes do evento dirigiram-se ao HUGV/UFAM para apresentação cultural de encerramento com o Pianista João Gustavo Kienen.